Onde estão as mulheres na literatura brasileira?

woman-writing

Tente o seguinte exercício: anote num pedaço de papel os primeiros cinco nomes da literatura que vêm à sua cabeça. A maioria é homem ou mulher? Quando você pensa nos livros da escola, quais escritoras além de Clarice Lispector, Cecília Meireles e Cora Coralina, Tatiana Belinky e Ruth Rocha foram recomendadas pelos seus professores? E os personagens dos livros que escolhe, a maior parte é de que gênero?

Aproveitando que se aproxima o Dia Internacional da Mulher (que curiosamente é a data em que nasci – desculpem, não resisti) , estava aqui bem sossegada pesquisando trechos e infos para um post especial sobre oito escritoras que quero fortemente recomendar, quando me deparei com os resultados de uma pesquisa da professora da UnB Regina Dalcastagnè, que resultou no livro “Literatura Brasileira Contemporânea – Um território contestado”, lançado em 2012. De 1990 a 2004, ela mapeou todos os romances brasileiros publicados pelas três editoras mais importantes do país e descobriu que nossa literatura é toda… dominada por homens. Isto significa que mais de 70% dos escritores e dos personagens por eles criados são do sexo masculino. No infográfico abaixo dá para ter uma boa ideia da baixa representatividade da mulher no mundo literário, seja no real ou no inventado.

Quer saber um pouco mais do trabalho da professora Regina? Clique aqui para acessar a pesquisa Imagens da mulher na narrativa brasileira.

literatura_regina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s