Sites e apps para organizar livros: qual é o melhor?

Entre todas as maravilhas baixáveis da internet, me parece que os aplicativos para catalogação de livros estão em plena multiplicação. Guardados os exageros, da semana passada pra cá comecei a usar duas novidades, o Readgeek – que surgiu como o Netflix dos livros – e hoje mesmo a versão beta do Livreto, e dele só posso dizer que estamos nos conhecendo melhor. Dois anos atrás, todo mundo usava o Skoob, que acabei abandonando depois de baixar o Goodreads, mas logo disseram que o Skoob melhorou de interface e… qual escolher?

Como certamente não sou a única a me perder em meio a tantas opções, resolvi escrever uma série de posts com as principais funcionalidades de cada um. Hoje é dia do Goodreads, que já uso há algum tempo e é muito bom para catalogar a coleção. Depois me digam vocês qual é o melhor dos quatro e vamos lá:

Goodreads 

goodreads-iconCom o slogan meet your next favorite book!, o Goodreads existe desde 2007 e, segundo a própria equipe do site, é a maior rede social para leitores e recomendações de livros: são mais de 20 milhões de usuários.

Principais funcionalidades:

  • Saber quais livros os amigos que fazem parte da sua rede estão lendo e optar por receber avisos por e-mail;
  • Adicionar os títulos a diferentes estantes (bookshelves): os você quer ler (to-read), já leu (read), está lendo (currently-reading), bem como registrar seu progresso página a página. Também dá para criar estantes específicas (uma de dicionários, outra de guias de viagem, por exemplo!)
  • É possível pesquisar livros pelo título, autor, ISBN ou (o que é muito legal) usar a câmera do smartphone como scanner de código de barras na versão mobile;
  • Definir um reading challenge para 2015;
  • A partir de 20 avaliações por estrelas, você também começa a receber recomendações personalizadas de títulos;
  • Fazer e ler resenhas (reviews) de outros usuários, fazer listas de favoritos e votar nas listas alheias, responder a enquetes e várias outras atividades;
  • Se inscrever para receber a “frase do dia” (quote of the day). A de hoje é “What I am is tired of jam”, de Russel Hoban.

    unnamed
    Minha estante de livros para ler no Goodreads para iPhone
  • Participar de grupos de discussão (Novels, Great African Reads, Literature from 1800 to 1920, etc), enfim, não só as opções são inúmeras como você pode criar seu próprio grupo;
  • Votar no prêmio Goodreads Choice Awards: a lista de melhores livros de 2014 já saiu, resultado de mais de 3,3 milhões de votos só de usuários da rede. O Goodreads aponta ainda se algum livro das suas estantes está concorrendo ao prêmio;
  • Há vários e-books para download gratuito;
  • Logando com o Facebook, ele localiza seus contatos que também usam o site/app e permite compartilhar suas atualizações de leitura na linha do tempo.

Site ou app? Os dois! É possível usar o Goodreads direto no desktop ou na versão mobile: é só baixar no iTunes para iPhone e iPad (inglês/italiano) ou no Google Play (para Android) em inglês, espanhol ou hebraico.
E ainda tem essa: Quer trabalhar no Goodreads em São Francisco? Eles estão contratando.

Opinião: Como disse acima, já uso há algum tempo, desde 2013, e é realmente ótimo para “inventariar” os livros da estante, o scanner funciona que é uma beleza, você até pensa que está brincando de mini-biblioteca! No entanto, já aconteceu algumas vezes de não haver um ou outro título que busquei na base de dados. Acabo utilizando mais o aplicativo pelo iPhone que o site (que dizem ser bem melhor que a versão mobile), e sempre funcionou direitinho. Poderia aproveitar bem mais das funcionalidades bacanas do Goodreads; o que falta é programação mental e organização minha para cadastrar todos os livros, atualizar direitinho os progressos, dar baixa no que já foi lido e entrar na corrida do reading challenge. Por isso, meus caros, o Goodreads é muito, muito bacana, mas requer disciplina – como qualquer outro vai requerer. Observermos nas próximas avaliações!

No próximo post sobre apps e sites para organizar livros, voltarei com o Readgeek. 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s