Leitura e (in)disciplina: um monstro que volta para debaixo da cama

Imagem

Este é o primeiro post desde que coloquei no ar a página oficial do blog no Facebook, mas justifico a demora com a divulgação de posts mais antigos na timeline (especialmente aquele que conta como meu desespero infantil em aprender a ler me fez invadir uma escola aos cinco anos de idade, o que explica meu desassossego delicioso e eterno em relação à literatura) e claro, com determinados acontecimentos que me pediram dividir o tempo entre o trabalho comum e a preparação simultânea de textos para dois livros bem distintos.

De qualquer maneira, o retorno foi muito, muito bom. Não só minha mãe disse que estava muito orgulhosa de mim e a ponto de decorar todos os post, como amigos e novos seguidores me pediram resenhas, mais avaliações de café, dicas de leitura; muitos adoraram as ilustrações e essa ou aquela história. Bom, para mim tudo isso diz muito sobre o que faz total sentido na vida.


Em algum final de semana gelado deste último mês, enquanto eu lia já a ponto de terminar O caminho de Ida, do Ricardo Piglia (Companhia das Letras, 2014), me dei conta de que aquela era a primeira vez em meses que eu conseguia começar e terminar a leitura de um único volume em menos de dois dias. Sem dividir a atenção com outros quatro livros, sem pausar a leitura de dois deles e retomar dali a quinze dias, além de emendar com mais outro. Ali constatei que, ao que tudo indicava, estaria chegando ao fim um longo ciclo de ansiedade – provocada por uma montanha russa acontecimentos. O primeiro sinal de que as coisas não vão bem por estas paragens é a indisciplina com a leitura. O retorno da disciplina, como a melhor das medidas de reapropriação íntima e pessoal, é mais um dos pequenos monstros devidamente devolvidos para debaixo da cama.

Imagem

Deixe um comentário

