Saudades dentro de gavetas ao mar

Conversava com K. sobre saudade, então me saí com essa, que a saudade e seus objetos são coisas que se guarda numa gaveta. Primeiro a gente reluta, mas é obrigada a guardar e às vezes tira e às vezes dói como se fosse antes. E logo eu lembrei de Saudade da Lygia Fagundes Telles, que me marcou muito porque dizia: como quando se tira um vestido velho do baú, um vestido que não é para usar, só para olhar. Só para ver como ele era. Depois a gente dobra de novo e guarda mas não se cogita em jogar fora ou dar. Acho que saudade é isso.

Foi por causa desta conversa sobre saudade e sobre as coisas que ganhei um desenho que me arrepiou até a alma. De repente, vi minhas cômodas e criados-mudos vitorianos afundados e quase esquecidos no fundo do mar.

Image

 

Verniz, pout-pourri e papel bonito

O desenho “Li(y)gia” conseguiu ser finalizado após várias explicações inúteis sobre as benfeitorias em uma certa gaveta.

À estibordo! 

Sem mais.

Observação:

Apesar do conteúdo desconhecido, os móveis foram tratados, lixados e não apresentam pintura tóxica. Não polua os mares. http://www.greenpeace.org/

(Saudade” – Lygia Fagundes Telles)

Mas eu achei uma gaveta para eles (…) – K. me disse – uma mais bonitinha bem enfeitada e com sachê (…) mas é uma gaveta como as outras. Gavetas que fecho, abro, limpo, viro um no lixo de vez, passo para uma gaveta mais simples. Mas são gavetas. E saudade não é relacionamento.

***

N., que está se mudando para um apartamento onde viverá sozinha, me indaga: – Eu queria fazer um cantinho só para você, mas como eu queria agradar todos os amigos, acho que não vou saber como colocar um Mickey Mouse ao lado de uma fotografia da Frida Kahlo.

Expliquei que quando uma dúvida assim surgisse, ela lembrasse que Diego Rivera fizera uma mural bem no Rockefeller Center e que isso explicava que sempre é possível conciliar dois mundos.

Deixe um comentário

